sexta-feira, 19 de julho de 2013

[RESENHA] O Eterno Barnes




Sinopse: Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento?

  Infelizmente esse livro foi a minha segunda decepção literária do ano.
 Gostei bastante da premissa do livro e isso foi o principal motivo pra passar ele na frente de vários outros.  Porém, apesar de ser uma leitura rápida, não foi prazerosa. O autor cometeu, na minha opinião, uma falta grave de desconstrução dos personagens. No início, todos foram muito bem construídos, com suas características e seu modo de ser, mas no final todos acabaram virando um mesmo personagem que do nada começava a ter divagações filosóficas de uma hora pra outra e "jogaram fora" todos seus hábitos e forma de ser até o momento.
 Confesso que da metade do livro em diante estava rezando pra que acabasse logo pois eu não gosto de abandonar livros.
 O único ponto em que o livro me surpreendeu foi o final que confesso não foi previsível.



2 comentários:

  1. Oieeee Carol,

    obrigada pela visita no meu Blog. O seu também está show. Amei, principalmente a cor s2. Sucesso !
    Seguindo já!


    Bjooooos

    http://www.booksonbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Florzinha eu também detesto quando isso acontece, nunca vi esse livro mas se o escritor não desenvolver bem a história já era mesmo!
    Tenho dois livros que pretendo terminar em breve morte súbita e garota exemplar que foram minhas decepções literárias mas pretendo terminar ainda esse ano!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir