quinta-feira, 15 de agosto de 2013

[RESENHA] Extraordinário

Estou com essa resenha pronta pra postar a mais de uma semana mas a internet não estava colaborando então só deu pra postar agora.

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


 Sabe quando o livro é muito bom e por isso você fica com dificuldade de escrever uma resenha a altura? Então, isso foi meio o que aconteceu com Extraordinário.
 O livro narra a história de August, um garoto de 10 anos que possui uma deformidade facial grave devido a problemas genéticos. É com essa idade que Auggie vai pela primeira vez à escola pois até o momento tinha estudado em casa, com a mãe.
 O livro narra como August teve que superar a discriminação e se mostrar pelo seu jeito de ser e não pela sua aparência. É realmente uma história emocionante.
 R.J. Palacio escreveu o livro na visão de diferentes personagens e ela os caracterizou tão bem que não foi possível se manter neutra em relação a algum deles. Alguns deles me deixaram claramente aborrecida. Julian, por ser tão preconceituoso e fingido, Miranda, que me pareceu mais invejosa do que tudo em relação a Via e até mesmo Isabel, que claramente deixava Via de lado para cuidar de August(tá, eu sei que ele precisa de mais atenção mas custava ela ser um pouco como o Nate e dar atenção igual aos dois filhos?)
 Uma coisa que me deixou bastante irritada foram alguns erros de revisão. Na parte do Justin TODOS os parágrafos começaram com letra minúscula e várias falas faltaram travessão. Também teve um pequeno errinho na parte de Miranda, quando ela fala o nome do namorado e no parágrafo seguinte o nome muda (?). Mas esses detalhes não tiraram o brilho do livro.



Um comentário:

  1. Eu tô tão interessada por esse livro... Sinto que irei sofrer muito com ele, afinal, a história é maravilhosa!
    Bom fim de semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir